♔ Coréia do Sul








Coreia do Sul, oficialmente República da Coreia (em coreano: 대한민국) e muitas vezes referida apenas como Coréia, é um país asiático localizado no Extremo Oriente, que ocupa a metade sul da Península da Coréia. Fica próximo, mas sem fronteira terrestre, da China a oeste e do arquipélago do Japão a leste; só faz fronteira terrestre com a Coreia do Norte. Sua capital é Seul, a segunda maior área metropolitana do mundo e uma importante cidade global. A Coreia do Sul encontra-se em uma região de clima temperado, com um terreno predominantemente montanhoso. Seu território abrange uma área total de 100.032 quilômetros quadrados e tem uma população de mais de 48 milhões de habitantes, tornando-se o terceiro maior país (com tamanho significativo) em densidade populacional do mundo (depois de Bangladesh e Taiwan).
Achados arqueológicos indicam que a Península da Coreia é habitada desde o período Paleolítico Inferior. A história coreana começa com a fundação da Gojoseon em 2333 a.C. por Dangun. Após a unificação dos Três Reinos da Coreia porSilla em 668 d.C., a Coreia passou pelas Dinastia Goryeo e Joseon como uma nação até o fim do Império Coreano, em 1910, quando a Coreia foi anexada pelo Japão. Após a libertação e divisão no final da Segunda Guerra Mundial, a nação foi dividida em Coreia do Norte e Coreia do Sul. Esta última foi criada em 1948 como uma democracia. A guerra entre as duas Coreiasterminou em um desconfortável cessar-fogo. Durante um período de regime militar, a economia sul-coreana cresceu significativamente e o país foi transformado em uma grande economia e em uma democracia plena.
A Coreia do Sul é uma república presidencialista composta de 16 divisões administrativas e é um país desenvolvido com umalto padrão de vida. O país possui a quarta maior economia da Ásia e a 15ª maior economia do mundo. A economia sul-coreana é movida pelas exportações, com produção centrada em produtos eletrônicos, automóveis, navios, máquinas, produtos petroquímicos e robótica. A Coreia do Sul é um membro das Nações Unidas, OMC, OCDE e do G20 maiores economias. É também um dos membros fundadores da APEC e um importante aliado não-membro da OTAN dos Estados Unidos. Mais recentemente, a popularidade cultural da Coreia do Sul aumentou na Ásia, fenômeno conhecido como o "onda coreana".

Geografia:
A Coreia do Sul ocupa a parte sul da península da Coreia que se estende ao longo de 1.100 km desde a sua junção com o resto da Ásia e que é flanqueada pelo mar Amarelo a oeste e pelo mar do Leste (mar do Japão) a leste e termina no estreito da Coreia e nomar da China Meridional, a sul. A paisagem da metade sul consiste de cadeias montanhosas parcialmente cobertas de floresta, a leste, separadas por vales profundos e estreitos, e de planícies costeiras densamente povoadas e cultivadas, a sul a e oeste. A capital e maior cidade da Coreia do Sul é Seul, no noroeste do país. Outras cidades principais são Incheon, situada perto de Seul, Daejeon, localizada no centro do país, Gwangju, situada no sudoeste e Daegu e Busan, localizadas no sueste.

Economia:
A Coreia do Sul possui a décima segunda maior economia do mundo (14ª pela paridade de poder aquisitivo) e a terceira maior da Ásia, atrás apenas do Japão e da China (e da Índia, por PPA). Sendo principal dos tigres asiáticos, o país atingiu um rápido crescimento econômico com a exportação de manufaturados, um forte contraste em relação à estagnação econômica da Coreia do Norte, que piorou com o colapso da União Soviética. O PIB per capita da Coreia do Sul é cerca de 12 vezes maior que o norte-coreano.



Na década de 1950, a Coreia do Sul era um dos países mais pobres da Ásia. Ao final da Segunda Guerra Mundial, o país herdou um sistema econômico colonial projetado apenas para as necessidades japonesas. Grande parte da infra-estrutura do país foi destruída durante a Guerra da Coreia (1950-1953). Após a guerra, a Coreia do Sul tornou-se muito dependente do auxílio norte-americano.
Após o golpe militar liderado pelo general Park Chung-hee em 1962, a Coreia do Sul embarcou numa série de planos quinquenais para o desenvolvimento econômico. A ênfase foi direcionada ao comércio exterior com a normalização das relações com o Japão em 1965 e houve uma subsequente "explosão" no comércio e nos investimentos, seguida de uma rápida expansão das indústrias leves e pesadas nas décadas de 1960 e 1970. Durante esse período, a economia sul-coreana cresceu numa média anual de 8,6%.
Esse crescimento fenomenal é muitas vezes chamado de "milagre do rio Han", que é o principal rio que passa pela capital e maior cidade do país, Seul. Nas décadas de 1980 e 1990, o crescimento continuou enquanto a Coreia do Sul transformava-se de exportadora de tecidose sapatos em um grande produtor global de automóveis, eletrônicos, navios e aço e, mais tarde, campos de alta-tecnologia, comomonitores digitais, celulares e semicondutores.
  O modelo sul-coreano de encorajar o crescimento de companhias grandes e competitivas internacionalmente através de financiamento fácil e incentivos fiscais levaram à dominância dosconglomerados controlados por famílias, conhecidos como chaebol, que cresceram com o apoio do regime Park. Algumas viraram corporações globais, como Hyundai, Samsung, Daewoo,LG e Pantech. Em 2004, combinando tudo isso, a Coreia do Sul entrou no "clube das economias globais trilionárias".






Cultura:

A Coreia do Sul partilha a sua cultura tradicional com a Coreia do Norte. Ao longo da história, a cultura coreana foi influenciada pela da China. Hoje, os papéis invertem-se, com uma crescente influência coreana na China no que diz respeito à música popular, cinema,moda e aos programas de televisão (hallyu).
A cultura tradicional também foi influenciada pelo budismo, taoísmo e confucionismo. Muitos grandes sábios e filósofos viveram na Coreia, mas são pouco conhecidos no exterior devido ao antigo isolacionismo do país.
Desde a sua divisão em dois estados separados, as duas Coreias desenvolveram distintas formas culturais contemporâneas.
Como uma forma de treinamento militar, o Exército Sul-Coreano usa uma técnica de auto-defesa chamada taekwondo, na qual os movimentos básicos são os chutes.

Divisões:
A Coreia do Sul está subdividida em nove (9) províncias e sete (7) regiões municipais.
As províncias (도; 道; Do) são:
  • Chungcheong do Norte (충청북도; Chungcheongbuk-do)(10)
  • Chungcheong do Sul (충청남도; Chungcheongnam-do) (11)
  • Gangwon (강원도; Gangwon-do) (9)
  • Gyeonggi (경기도; Gyeonggi-do) (8)
  • Gyeongsang do Norte (경상북도; Gyeongsangbuk-do) (14)
  • Gyeongsang do Sul (경상남도; Gyeongsangnam-do) (15)
  • Jeju (제주도; Jeju-do) (16)
  • Jeolla do Norte (전라북도; Jeollabuk-do) (12)
  • Jeolla do Sul (전라남도; Jeollanam-do) (13)
As cidades metropolitanas (광역시; Gwangyeoksi) são:
  • Daejeon (대전광역시; Daejeon Gwangyeoksi) (3)
  • Gwangju (광주광역시; Gwangju Gwangyeoksi) (5)
  • Incheon (인천광역시; Incheon Gwangyeoksi) (4)
  • Busan (부산광역시; Busan Gwangyeoksi) (2)
  • Daegu (대구광역시; Daegu Gwangyeoksi) (3)
  • Ulsan (울산광역시; Ulsan Gwangyeoksi) (7)
Além dessas dezesseis subdivisões, há uma cidade especial (특별시; Teukbyeolsi) que é a capital Seul (서울특별시; Seoul Teukbyeolsi) (1).     

Curiosidade:

Bandeira

A bandeira nacional da Coreia do Sul apresenta no seu centro um círculo dividido em vermelho vivo (em cima) e azul (em baixo) num campo em branco.
Tanto o círculo como os quatro desenhos em preto nos cantos são ricos em simbolismo. Representado na bandeira vê-se um círculo dividido em partes iguais e delineado em perfeito equilíbrio, representando o Absoluto, ou a unidade essencial de todo um ser.
As divisões representam na parte superior (vermelho) o "Yang" e a inferior (azul) o "Ying" antigo símbolo do universo originário da China. Esses dois opostos expressam o dualismo do cosmo, a eterna dualidade: fogo e água; dia e noite; escuridão e luz; construção e destruição; macho e fêmea; ativo e passivo; calor e frio; mais e menos; o ser e o não-ser; a vida e a morte; etc. A presença da dualidade dentro do Absoluto indica o paradoxo da vida e a impossibilidade de aprendê-la integralmente. As combinações de barras representam os quatro pontos cardeais e os quatro mares que limitam o globo. As três barras em cada canto dão a ideia de posição e equilíbrio.
  • As três linhas inteiras representam o céu;
  • As três linhas quebradas do lado oposto representam a terra;
  • Na extremidade inferior esquerda da bandeira, há duas linhas inteiras com uma partida no meio. Isso simboliza o fogo;
  • Do lado contrário o símbolo da água;
O fato de as barras serem apenas de dois tipos (curtas e longas) e ainda assim poderem ser dispostas de muitas maneiras - das quais os conjuntos de barras da bandeira constituem apenas exemplos - indica a diversidade que pode surgir da simplicidade essencial.




Foto: Seul